10 de outubro de 2016

Monumento ao Trabalhador Portuário

Monumento ao Trabalhador Portuário


O monumento, produzido por Vito D'Alessio e Juvenal Irene, tem 12 m de altura, pesa duas toneladas e foi criado em armação de metal, com lâminas de poliestireno. Técnicas especiais empregadas em sua produção garantem um tempo mínimo de conservação de 50 anos.


A obra, inaugurada em setembro de 1996 é a figura do estivador carregando um saco apoiado nas costas, retratando ainda o tempo em que a carga era embalada em sacaria, pouco utilizada nos dias de hoje. Um trabalhador chegava a carregar, de uma só vez, três sacos de 60 quilos, antes da modernização dos portos e da utilização de novos equipamentos e esteiras que facilitam a movimentação da carga. 


O estivador é figura central na história do desenvolvimento econômico e das batalhas sindicais do Porto de Santos, que se alastraram pelo País inteiro e obtiveram grandes conquistas trabalhistas.
                                   Fonte: Monumento ao Trabalhador Portuario

                                    Fotos: Marcus Cabaleiro - MTB - 66920-SP
Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e aprovação do autor.
The Copyright Law No. 9,610, of February 19, 1998: prohibits the reproduction or dissemination for commercial purposes or not, in any medium, without prior consultation and approval of the author.

Nenhum comentário:

Postar um comentário